Você come sementes?

Nutri Marina Medeiros

Algumas pessoas ainda acham estranho comer sementes, dizem que é comida de passarinho, e outras acham que nunca provaram. Mas o fato é que as sementes são excelentes fontes de nutrientes essenciais para o nosso organismo, e muito fáceis de incluir na alimentação.


Uma semente que consumimos nessa época é a semente da araucária, nosso querido pinhão. Muito nutritivo, em 100g de pinhão temos 53mg de Magnésio, 166mg de Fósforo, 727mg de Potássio e 27,7mg de Vitamina C, entre outros micronutrientes. Uma porção de 50g é em média 6 pinhões, com 97Kcal, 22g de carboidrato, 1,5g de proteína, 2,72g de lipídios, e bastante fibra, 12,44g.
Entre as outras sementes que devemos consumir estão a de linhaça, chia e o girassol. Essa última é rica em Vitamina E, B1, magnésio, e no aminoácido triptofano, ajudando no funcionamento do cérebro, contribuindo para a memória e também para a produção de serotonina (aquele neurotransmissor relacionado com o bem-estar). A vitamina E contribui para a diminuição da inflamação no organismo, auxiliando no tratamento de artrite, osteoartrite, doenças cardiovasculares, sendo também antioxidante. Fonte de cálcio e zinco a semente de girassol é indicada, também, para quem exclui a carne do cardápio.
Segue uma receita combinando todas essas sementes e nutrientes! Cheia de sabor e de fitoquímicos,que vem também dos temperos adicionados na receita.

Farofa funcional de Pinhão

Ingredientes:

1 xícara de PINHÃO cozido e triturado
1 xícara de farinha de mandioca
1 1\2 colher (sopa) de SEMENTE DE LINHAÇA DOURADA
1 colher (sopa) de SEMENTE DE CHIA
1\2 unidade de cebola picada
2 colheres (sopa) de alho poró picado
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) cúrcuma em pó (açafrão)
sal marinho e salsinha a gosto

Modo de preparo, refogue no azeite a cebola e o pinhão até dourar. Adicione os outros ingredientes e misture bem por cerca de 2 minutos. Sirva com a salsinha. Bom apetite!

Comentários

comments

Related Posts