Substituindo o leite de vaca por leites vegetais

Por Nutri Marina Medeiros

Existem diversas motivações para as pessoas substituírem o leite de vaca por outras bebidas, entre elas está a intolerância à lactose, a alergia à proteína do leite de vaca, ou por opção no caso dos veganos, e também daqueles que sabem todas as alterações que esse alimento vem sofrendo. Enfim, para quem gosta da bebida, os leites vegetais são uma ótima saída.

As bebidas vegetais chamadas de “leite” podem ser feitas de cereais (aveia, arroz, quinoa), de coco, ou de oleaginosas (amêndoas, castanha do pará, castanha de caju, nozes, semente de gergelim). Os leites vegetais podem ser usados como uma alternativa ao leite de vaca, sendo adicionados em qualquer preparação: café, bolos, purês, cremes e vitaminas.

O leite de cereais é uma fonte de uma quantidade maior de carboidratos.
O leite de coco é gorduroso, mas fonte de gorduras boas, com baixo teor de carboidratos, costuma agradar o paladar da maioria das pessoas, e auxiliar na saciedade.
Já o leite de oleaginosas é mais equilibrado nutricionalmente, pois é fonte de gorduras também, mas com menor teor de carboidratos e maior teor de proteínas, fornece vitaminas e minerais importantes, como por exemplo, o cálcio. Este leite é considerado calórico, então mesmo sendo um alimento muito saudável deve estar incluído dentro de um plano alimentar adequado.

Os ingredientes para o preparo dessas bebidas são água, e a oleaginosa escolhida, por isso não devem conter aditivos, açúcares e óleos adicionados. Fique atento ao rótulo, ou melhor, prepare em casa seu próprio leite vegetal em casa. Veja como é simples:

Leite de castanha
Deixar de molho 100g de castanha do pará, por 10 horas. Escorrer (eliminando as impurezas e fatores antinutricionais). Liquidificar com 500ml de água. Coar em coador de voal (ou coador bem fino). O que ficar na peneira pode ser acrescentado em bolos ou biscoitos;
A validade é de 3 dias refrigerado, ou 3 meses congelado. Congele em pequenas quantidades e utilize conforme a necessidade, tendo assim o leite por mais tempo disponível para suas refeições.

Creme de coco com castanha – cobertura de bolo
500ml de leite de castanha
150ml de leite de coco
30g de coco ralado
1 colher de sopa de demerara
Levar em fogo baixo até reduzir e engrossar, 15 min. não fica muito consistente, mas dá pra ver o fundo da panela;

Comentários

comments

Related Posts