Sessão de Terapia – para saber quem eu sou

O que buscamos ao acompanhar uma série de televisão? A identificação? As situações, os personagens? Uma resposta para às nossas questões íntimas e pessoais? Desejamos transcender a este mundo das atuações diárias para um mundo que pode ir bem ou mal, mas que, de certa forma não nos atinge? Ao menos não de verdade? Ao menos sem testemunhas?

Todas as alternativas anteriores descrevem uma das mais aguardadas segundas temporadas de série brasileira do canal a cabo.

Sessão de terapia elenco + diretor 2 temporada

Sessão de Terapia é uma série de televisão criada e dirigida pelo ator Selton Mello, baseada diretamente na série criada pelo psicanalista israelense Hagai Levi,  chamada Be Tipul,  um dos maiores sucessos de Israel dos últimos anos. O seriado original tem suas adaptações em pelo menos 30 países como a Republica Tcheca (Terapie), Hungria (Terápia), Itália (In Treatment), Romênia (In Derivã), Polônia (Bez Tajemnic) e muitos outros.

 Be Tipul

Selton Mello desenvolveu em seus 30 anos de carreira, com sólida experiência no cinema e na TV o reconhecimento da crítica e do público. Selton define assim a série: ““É uma série para quem não tem pressa, para gente sensível que quer se conhecer melhor”.

 Sessão de Terapia Selton Mello

A primeira temporada estreou no canal GNT, em 1° de outubro no horário das 22:30 e concluiu em 30 de novembro de 2012 fechando os 45 episódios. Neste dia 7 de outubro estreou a segunda temporada que promete tudo igual e tudo diferente.

Para entender melhor este conceito temos que passear pela estrutura da série: ambientada num consultório de psicanálise, a série de ficção acompanha o dia a dia profissional e pessoal do terapeuta Theo Cecatto (Zé Carlos Machado) e suas relações com os pacientes que comparecem diariamente ao seu consultório. Algumas cenas externas espairecem o publico e os personagens, mas é dentro do consultório que a história pega. São cinco episódios semanais, um para cada dia da semana. Quatro pacientes fixos ocupam a serie de segunda a quinta. Na sexta é a vez do psicoterapeuta Theo sentar no divã e enfrentar a análise da sua supervisora Dora (Selma Egrei).

 sessão de terapia Theo

Na primeira temporada que deixou marcas na sensibilidade do espectador, pudemos conhecer os questionamentos de Theo sobre as suas escolhas na vida, sobre a decisão de voltar ao tratamento com Dora, sua antiga analista com a qual enfrenta problemas pessoais; e sobre a sua relação com os seus pacientes num momento de crise pessoal. Theo vive a degradação de sua vida familiar e de seu casamento e essa situação influi diretamente na maneira como analisa seus pacientes.

 Nas segundas-feiras, pudemos conhecer Júlia (Maria Fernanda Cândido, a paciente apaixonada pelo terapeuta; nas terças Breno (Sérgio Guizé), atirador de elite atormentado por um erro numa operação tática; nas quartas Nina (Bianca Muller), uma atleta adolescente que se machuca muito em um acidente de trânsito; na quinta o casal em crise por causa de uma gravidez mal resolvida, Ana (Mariana Lima) e João (André Frateschi). Às sextas é a vez de Dora receber Theo em seu consultório.

Sessão-Terapia elenco I temporada

Aqueles que se conectaram em profundidade com a série aguardaram pacientemente pela segunda temporada. E agora sim, podemos voltar ao tudo igual e tudo diferente. De igual se mantêm o relacionamento terapeuta/paciente, a divisão dos casos nos dias da semana, o consultório e algumas externas, para respirar, as cores, a luz, a direção intimista como pedem as cenas. A segunda temporada promete, também, manter o alto grau de dramaticidade da primeira. O diferente está no cenário principal já que agora Theo mora em um apartamento, novos personagens com novas influências e circunstâncias e uma crise pessoal bem mais grave do terapeuta.

 Em seu retorno, a série trará quatro novos pacientes: A semana abre com Carol (Bianca Comparato), uma universitária que convive com um câncer e segue com Otávio (Claudio Cavalcanti) empresário que sofre de ataques de ansiedade, com Paula (Adriana Lessa) uma advogada que enfrenta o desejo de engravidar e Daniel (Derick Lecouflé) um garoto de dez anos que sofre com a separação do pais (Mariana Lima e André Frateschi, da primeira temporada). Ana e João acompanham Daniel em algumas sessões. Dora (Selma Egrei), fechando a semana, se propõe a ajudar Theo (Zé Carlos Machado) na elaboração da nova crise.

 sessao-de-terapia

Com algumas saudáveis pausas e quatro mudanças de analista, eu estive em terapia desde meus 20 anos. Cada tratamento me trouxe um grande salto quântico: no primeiro (analista homem) troquei a faculdade de Direito por uma Companhia de Teatro, no segundo (analista mulher) depois de quase quatro anos de casamento decidi engravidar, no terceiro (analista homem) em total crise profissional montei o grande sucesso da minha carreira a peça Se Meu Ponto G Falasse e no último (analista mulher) troquei a vida de casada pela vida de solteira. Sou muito grata a todos os meus analistas e, agora, em pleno intervalo de conflitos entre meus eus, sigo com a maior emoção, prazer e entusiasmo a segunda temporada de Sessão de Terapia. Talvez os terapeutas e analistas não se entusiasmem tanto pelo seriado, compreende-se, já que não deve se levar trabalho para casa. Mas o público, ah, o público vive aquele dia do consultório como se fosse a escuta do próprio Theo. Uma escuta atenta, curiosa, fraterna, íntima. A série deixa a linguagem e o conhecimento técnico de fora das paredes do consultório e traz pra dentro de nossa casa o afeto, a emoção, a solidariedade. Sessão de Terapia, a segunda temporada, está aí para ser saboreada, misturada com nossas experiências pessoais e, mais, vivida.

 sessão de terapia Claudio Cavalcanti

Esta segunda temporada estreia sem o ator Claudio Cavalcanti em sua derradeira e poderosa aparição na teledramaturgia, o personagem Otávio. Claudio Cavalcanti faleceu no ultimo dia 29 de setembro. Aqui, o publico pode conferir a linda homenagem que o programa fez a esse grande ator.

logo-sessao-terapia Sessão de Terapia

Criado por Hagai Levi

Gênero: série dramática

Produção: Roberto d´Avila

Roteiro: Jaqueline Vargas

Direção: Selton Mello

Elenco 1° temporada: Zécarlos Machado, Maria Fernanda Cândido, Sérgio Guizé, Bianca Muller, Mariana Lima, André Frateschi, Maria Lusa Mendonça, Mayara Constantino e Selma Egrei.

Elenco 2° Temporada: Zécarlos Machado, Mariana Lima, André Frateschi, Selma Egrei, Bianca Comparato, Mayara Constantino, Claudio Cavalcanti, Paula Possani, Renata Zhaneta, aline Leite, Norival Rizzo, Adriana Lessa e Derick Lecouflé.

Duração: 30 minutos

1° temporada: 45 episódios (2012)

2° Temporada: 35 episódios (2013)

Canal: GNT

 Segunda a sexta as 22:30. Nos finais de semana, o canal GNT exibe uma maratona com todos os episódios da semana: aos sábados às 22:00, e aos domingos às 18:50.

Comentários

comments

Related Posts