Psyllium: conheça aos benefícios dessa fibra!

Por Nutri Marina Medeiros

O psyllium é um farelo da casca retirada das sementes de uma planta do gênero Plantago ovata. Essa casquinha é rica em mucilagem, fibras solúveis, insolúveis e alguns óleos essenciais para o nosso organismo.
A ingestão de fibras alimentares pode exercer efeitos benéficos sobre a saúde, tais como:

Baixar a pressão arterial
Melhorar os níveis séricos de lipídios
Reduzir os indicadores de inflamações
Reduzir os níveis de glicose
Favorecer a perda de peso corporal

A US Food and Drug Administration em 2006 autorizou uma afirmação de saúde de que a casca de psyllium pode reduzir o risco de doença cardíaca. Muitos estudos experimentais e clínicos sugerem que o psyllium diminui o colesterol LDL e pode aumentar os níveis de colesterol HDL.

Em contato com a água, incha e forma uma massa semelhante à gelatina melhora o funcionamento do intestino. O seu uso é contra indicado em casos de cólicas abdominais de origem desconhecida, em constrição ou estenose intestinal. O excesso pode causar diarreia e flatulência. A indicação de uso e dose deve ser seguindo as recomendações do seu médico ou nutricionista.

DICAS:
Pode ser usado simplesmente polvilhando o farelo nas frutas ou preparações, mas também em receitas ou misturado com água;
Hidrate o farelo do psyllium em água e tome antes das refeições, tendo assim mais saciedade e um efeito favorável na redução do peso;
O psyllium pode substituir ovos nas receitas: use 2-3 colheres de sopa do farelo para cada 300 a 400g de farinha. Por absorver umidade, ajuda na textura, elasticidade e mantem os pães sem glúten mais úmidos e macios, imitando a função do glúten;
1 colher de chá de psyllium contém 4g de fibras!

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