Proteja sua pele nesse verão com protetor solar associado a protetores orais

Por Nutri Marina Medeiros

Usar fotoprotetores tópicos (protetor solar) associados a FOTOPROTETORES ORAIS (alimentos e nutrientes) é a forma mais eficaz de proteger a nossa pele do FOTOENVELHECIMENTO, e todo organismo da ação dos radicais livres gerados pelo sol. Os antioxidantes absorvidos pelo corpo, diretamente do consumo de alimentos naturais, são os principais responsáveis por neutralizar a ação desses radicais. Diversos compostos combinados oferecem maior efeito protetor à pele, por isso prefira os alimentos fonte. Entre vitamina C, E, selênio, polifenóis e flavonoides se destaca o betacaroteno. O betacaroteno, ao ser transformado em vitamina A, vai estimular a produção do pigmento que existe na nossa pele (melanina), responsável pelo bronzeado e por protegê-la das agressões provocadas pela exposição solar.

Fontes: Alimentos vermelhos, amarelos e alaranjados, como: abóbora, cenoura, mamão, manga, goiaba, batata-doce, tomate e também agrião, brócolis, couve e espinafre.

DICAS PARA O PREPARO CORRETO:
– Os alimentos fonte de betacaroteno devem ser aquecidos para melhorar a biodisponibilidade desse nutriente para nosso corpo. Cozinhe no vapor até ficar al dente, ou na panela de pressão por no máximo 5 minutos;
– Tomate: licopeno é o carotenoide principal do tomate, mas pouca quantidade é encontrada na sua versão crua, pois é ativado com o calor e a presença de azeite de oliva extra-virgem;
– As gorduras também melhoram a absorção dos carotenos – Cozinhe e tempere com azeite de oliva extra-virgem.
– Dicas para armazenar com segurança:
Fazer o processo de branqueamento (Por exemplo, a cenoura: cozinhar o vegetal inteiro no vapor até ficar al dente, depois mergulhar pelo mesmo tempo em água gelada), picar como desejado, e congelar;
– Evite cozinhar em água, pois esses vegetais imersos na água sem a pressão da panela sofrem lixiviação e perdem muito nutriente; Prefira o vapor.

CENOURAS ASSADAS:
Cozinhe a cenoura inteira no vapor, e deixe bem al dente – Corte em cubos grandes. Coloque em uma forma com papel manteiga, temperando com um fio de azeite de oliva, aceto balsâmico (ou vinagre de maçã orgânico), cebola em tiras e ramos de tomilho fresco. Embrulhe com o papel manteiga e asse no forno por 20 a 30 minutos. Polvilhe com tempero verde e gergelim e sirva!

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