A volta de Sai de Baixo – Miguel Falabella e a fórmula do Sitcom perfeito

Um filho esquisito, uma filha pervertida, uma doméstica surtada e agregados completamente desajustados. Parece só uma ótica exagerada do estereótipo de família brasileira, mas se adicionarmos nessa receita a genialidade do mito Falabella… Voilá!: temos a fórmula perfeita para um sitcom de sucesso. O exemplo mais atual disso é “Pé Na Cova”, como se não bastasse a fórmula de sucesso ele foi lá e adicionou doses cavalares de Marília Pêra, junto com o o texto e o elenco cheio de novidades e surpresas boas, não tem erro. O seriado está na segunda temporada e tem se destacado, além de ser mais um bom exemplo de que se pode fazer comédia de qualidade com as bitolas da TV aberta, basta ser um gênio.

pe na covaElenco principal da primeira temporada de Pé na Cova

Talvez a parte do “basta ser um gênio” tenha soado estranho pra você, concordo que não é fácil, mas se você não for um gênio não é indicado que escreva um programa para o horário nobre. Torno a dizer que esse é um bom exemplo de que se pode vencer a pressão dos veículos de comunicação em massa e produzir conteúdo de qualidade na tv aberta com um pouco de jogo de cintura, aliás, a TV aberta está cheia de programas bons e de qualidade, basta saber filtrar. Se você for um pseudo intelectual chato que assiste curtas croatas de um diretor que ninguém nunca ouviu falar provavelmente vai discordar de mim, mas existe arte de qualidade por toda parte, é só parar e querer ver isso. Outro ingrediente que está presente na obra de Miguel Falabella é o fim inesperado do programa, eu gosto de chamar de feeling ou “SEMANCOL”, não se trata de cancelar um programa, mas sim de morrer como o Elvis Presley ou deixar transparecer a decadência com o AXL Rose, ou seja, antes que o seriado caia na mesmice ele é tirado do ar. Isso é medo? Não isso é inteligência, isso é o Falabella sendo o Falabella.

O provável futuro de “Pé Na Cova”, aconteceu com o “Toma Lá Da Cá”, o programa tinha a mesma fórmula, com algumas variáveis e um elenco não menos genial. Começou com um piloto em dezembro de 2005, nos famosos “Especiais de Fim de Ano” e entrou pra grade oficial da programação em 2007. Sucesso desde o início, o programa teve uma evolução perfeita ao longo de suas três temporadas com a adição de personagens e sem muito compromisso com a coerência ou uma linha de tempo uniforme.

pe na cova 2Elenco da terceira temporada de Toma Lá Da Cá

O programa saiu pra comprar cigarro em dezembro de 2009 e nunca mais voltou, sem maiores explicações foi retirado do ar. O público, sentiu falta, mas ficou com aquela sensação de um ótimo programa que deixou saudade. A notícia boa é que você ainda pode assistir no Canal Viva, nas sextas as 20:30hs com reprises aos sábados e domingos.

Em 1996 a globo apresentou ao público nas noites de domingos, a primeira família desajustada com uma doméstica surtada, nascia o lendário “Sai de Baixo”, criado por Luis Gustavo e Daniel Filho o sitcom que deu origem a tudo isso tinha os roteiros de Rosana Hermann, Maria Carmem Barbosa, Euclydes Marinho e advinha… Miguel Falabella, é possível que aí ele tenha encontrar sua fórmula de sucesso. Como em todos os outros programas que citei aqui o elenco era sensacional e contava com várias participações especiais não menos épicas.

sai de baixoElenco original de Sai de Baixo

O programa ficou no ar de 1996 a 2002 e na minha sincera opinião, no caso do “Sai de Baixo”, faltou um pouco daquele feeling de sair enquanto está ganhando, o programa perdeu muita qualidade nos últimos anos e chegaram a apelar, tentando viradas absurdas no roteiro, que não deram certo. Em junho deste ano parte do elenco original se reuniu pra gravar 4 episódios inéditos sensacionais em comemoração aos três anos do Canal Viva. Agora volta de forma triunfante as noites de domingo na Globo. Pra você que não assistiu no Viva adianto que o roteiro faz os episódios serem incríveis e fato de o elenco não se preocupar em segui-lo torna mais incríveis ainda.

É importante lembrar que todos os programas que eu citei tiveram vários outros roteiristas e redatores maravilhosos, que foram tão responsáveis quanto ele para o sucesso, mas a redação final geralmente é obra do mito Falabella. “Sai de Baixo” volta domingo, dia três de novembro, onze anos depois de sair do ar, está gerando muito burburinho e com certeza vai ter toda a audiência que merece. Como fazer isso? É fácil, basta ser um gênio.

Por Índio Behn, colunista convidado por Patsy Cecato

Comentários

comments

Related Posts