Inflamação Crônica no dia a dia: Alimentos protetores

Por Nutri Marina Medeiros

A INFLAMAÇÃO CRÔNICA, ao longo da vida, acumula danos moleculares que servem como um contribuinte importante para as doenças crônicas e o processo de envelhecimento. Artrite, doenças auto-imunes, doenças cardiovasculares, neurológicas e cânceres podem ser consequências de um sistema imunológico sobrecarregado. Para auxiliar na manutenção de uma vida saudável, podemos reduzir essa inflamação com uma variedade de alimentos e nutrientes com propriedades anti-inflamatórias. Assim, protegendo sua saúde, com longevidade. A lista desses alimentos é grande, abaixo veja alguns que você pode incluir com mais frequência na sua dieta:

CHÁ VERDE: O chá verde contém muitos antioxidantes, e pode ser uma alternativa ao consumo de café. Começar o dia com uma xícara de chá verde irá, além de lhe fornecer energia, será fonte de antioxidantes para começar o seu dia com ajuda na proteção contra o câncer, doenças cardíacas e doenças degenerativas.

CACAU: Use o cacau em pó em todas as receitas que usaria achocolatado, em menor quantidade, pois ele é mais forte, mas também é mais saudável! Experimente polvilhar na banana e consumir em substituição ao chocolate de leite que não é saudável, devido à alta concentração de açúcar, leite e gorduras de baixa qualidade;

FRUTAS VERMELHAS: Uvas orgânicas com casca, mirtilo, morango, amora, açaí, jabuticaba, acerola, pitanga são ótimas opções. Estas deliciosas frutas são cheias de sabor fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Consuma mesmo na sua versão congelada quando não for a safra. Atenção para que não tenha adição de outros ingredientes, prefira polpas puras;

VEGETAIS CRUCÍFEROS: Incluem brócolis, couve-flor, couve, rabanete e repolho, e são ricos em substâncias benéficas. São fáceis de incluir em sua dieta, como salada ou em preparações. Lembre-se de não cozinhar demais, preferindo o cozimento a vapor;

ABACATE OU AVOCADO: Pode ser utilizado em receitas doces ou salgado. Rico em gordura saudável, fibra e antioxidantes, o abacate tem um sabor excelente. Experimente misturado com banana e cacau, ou em saladas.

 

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