A Importância do Autoconhecimento para mudar a sua vida

O autoconhecimento é a base do sucesso. Em todo o processo de desenvolvimento, é o primeiro item a se trabalhar na visão de especialistas. “O autoconhecimento é fundamental tanto para a vida pessoal quanto profissional”, afirma a Coach de alta performance, Ana Slaviero.

Ana Slaviero vivenciou o processo de autoconhecimento que a levou à mudança mais radical de sua vida: aos 38 anos deixou de ser Freira e buscou novos rumos em seu propósito e sua carreira. Esta experiência de autoconhecimento e mudança está relatada no livro  autobiográfico, a ser lançado em breve, intitulado ‘DE FREIRA A COACH – uma história de inspiração e sucesso”.

O método de coaching de Ana Slaviero inicia pelo autoconhecimento. “As pessoas acham que se conhecem, mas não se conhecem. Achar não é a mesma coisa que ter certeza. A primeira viagem é olhar para dentro de si. Hoje em dia, as pessoas são bombardeadas de conhecimento e perdem o foco. A busca delas se perde, pois acabam procurando muitas vezes nos outros o que não  enxerga em si”, relata.

Ana Slaviero salienta que a sensação de desconforto, vazio e frustração são avisos de que é necessário fazer uma autoavaliação para entender os motivos que levam a estes sentimentos. “Quanto mais me conheço, mais me potencializo, quanto mais me potencializo, mais vivo a minha excelência e o meu propósito”.

Ela exemplifica: “pessoas bem sucedidas são pessoas inquietas que não aguentam a mesmice. Procuram desbravar, ver possiblidades e oportunidades. Sabem que o sucesso depende delas. O sucesso é uma decisão, tudo depende de si. Logo, fica claro a importância do autoconhecimento”.

Quanto maior é o autoconhecimento, maior é o potencial de se ter uma vivência plena, com excelência e capacidade para alcançar os objetivos traçados. “Mas quando não se atinge este estágio, acaba-se por vagar, perder tempo, demorar muito mais para descobrir o que realmente importa”, completa a Coach Ana Slaviero.

De acordo com  Ana, existem diversas maneiras de buscar o autoconhecimento, como a reflexão de leituras na área comportamental, filmes e feedbacks e também a busca de ajuda de profissionais da área comportamental. É o que Ana faz diariamente, atendendo pessoas que a buscam para o processo de coaching. Algumas alcançam resultados mais rapidamente, dependendo da vontade de cada pessoa em querer sair da sua zona de conforto. Contudo, o processo de autoconhecimento nunca acaba porque ele sempre pode ser melhor. “É necessário permitir-se a mudança e ser flexível”, alerta.

O economista Éverton Lopes, “Dr. Money Sul”, tem 20 anos de carreira e também é Coach, na área financeira. Ele avaliza a importância do autoconhecimento para potencializar todos os aspectos da vida, inclusive o financeiro. Além de concordar com Ana Slaviero, diz que conheceu seu trabalho há pouco mais de um ano, quando a buscou para realização de processo de coaching, e pelas suas sessões motivadoras enxergou o essencial que faltava para alavancar definitivamente a sua própria carreira. “Tenho muita gratidão por Ana Slaviero, ao seu trabalho, à parceria que firmamos e acima de tudo à sua amizade”.

 

Comentários

comments

Related Posts