Grão-de- bico: Porque comer e como preparar

Por Nutri Marina Medeiros

O grão-de-bico é fonte de proteínas, carboidratos, minerais (Magnésio, Fósforo, Potássio, Manganês, Cálcio e Ferro), vitaminas (ácido fólico, complexo B) e fibras. Sua proteína tem sido considerada de melhor valor nutricional entre as leguminosas, embora não seja tão consumido quanto os feijões, ervilha, soja e lentilha, diferencia-se desses por sua digestibilidade, baixo teor de substâncias anti nutricionais, e melhor disponibilidade de ferro!
Suas fibras insolúveis contribuem para o controle glicêmico, dos níveis de colesterol e também é fonte de oligossacarídeos que estimulam o funcionamento intestinal. Contém triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina, o neurotransmissor relacionado com a sensação de bem estar, importante para afastar a depressão e aproximar a felicidade, confiança e segurança.Uma dica importante e necessária de ser seguida para que possibilite a correta absorção dos nutrientes pelo nosso organismo é o remolho do grão. Essa estratégia também diminui seu tempo de cozimento, e consiste em deixar a leguminosa de molho na água durante, pelo menos, 12 horas e com algumas gotas de limão. Descarte água e coloque uma água nova para cozinhar.

O grão-de-bico pode ser cozido, temperado e servido da mesma maneira que o feijão, com caldo. Mas é muito versátil e também pode ser acrescentado em saladas, refogados, sopas, para o preparo da pasta árabe hummus, assado tipo chips, e em muitas receitas variadas. Inclusive como hambúrguer de grão-de-bico na receita abaixo:

250g de grão-de-bico (deixar de remolho – e cozinhar por 20 minutos na panela de pressão)
3 colheres (sopa) de farinha de arroz integral
1 cenoura ralada
1 cebola ralada
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite de oliva
tempero verde
uma pitada de sal
Liquidifique o grão cozido com azeite. Adicione o restante dos ingredientes e molde bolinhas, pressione para formar os hambúrgueres. Grelhe em pouco azeite ou asse no forno. Dica: para dar mais consistência e deixar o hambúrguer mais firme, use gel de chia (Deixe 1 colher de sopa da semente de chia em 100ml de água por alguns minutos até formar um gel – misture nos ingredientes antes de moldar as bolinhas).

 

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