Bergamota!

A primeira referência sobre ela no Brasil aparece em escritos de 1817, e desde então eu diria que essa fruta entra na lista das coisas boas do outono-inverno. Embora tenha quem odeie o cheiro que ela deixa no ambiente e nas mãos de quem

 tem o prazer de saboreá-la, tem quem aproveite a oferta da fruta para “lagartear no sol”. Essa é a expressão que nós gaúchos usamos para se referir ao tradicional hábito de se aquecer no sol, que fica melhor ainda acompanhado de uma “berga”. Dupla excelente para essa estação do ano, já que o sol nós fornece vitamina D e a bergamota é uma ótima fonte de vitamina C auxiliar para a proteção contra gripes e resfriados.
A variedade Montenegrina começa a ser colhida em julho, mas as outras já estão disponíveis nas gôndolas, são as Ponkan, a SatsumaOkitsu, e a Caí. Essa última também conhecida como mexerica ou bergamota comum é uma das mais apreciadas (e que tem o cheiro mais forte).

Há quem duvide, mas temos alimentos gostosos, saudáveis e práticos ao nosso alcance. A bergamota é fonte de fibras, que ajudam na prevenção de doenças crônicas como diabetes câncer, hipertensão e doenças cardiovasculares. Deve ser ingerida com o bagaço, melhorando assim o funcionamento do intestino. A bergamota é uma rica fonte de vitaminas e minerais e suas folhas podem servir para o preparo de um chá, popularmente conhecido como calmante.

As frutas cítricas são importantes fontes dos flavonides, ácido cítrico, ácido ascórbico e terpenos. Mas esses nomes você não precisa gravar, o importante é lembrar que eles têm propriedades funcionas e são capazes de agir como anti-inflamatórios e antioxidantes. Um antioxidante é capaz de retardar ou inibir o estresse oxidativo das células e tecidos do corpo (impedem a formação de radicais livres), protegendo você das doenças relacionadas com os danosoxidativos, incluindo doenças cardiovasculares, câncer e doenças neurodegenerativas.
Então, que venha o frio, pois quem tem o hábito de comer essa rica fruta já está mais protegido.

 

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