Abacate engorda???

Por Nutri Marina Medeiros

Qualquer alimento que você comer em excesso pode engordar. O abacate é uma fruta calórica, mas essas calorias são provenientes de seu alto teor de gorduras boas, e em compensação ele não possui tanto açúcar. Na porção certa, não engorda, pelo contrário.

O organismo precisa de gordura para absorver vitaminas como A, D, E e K – e até para regular a fome. Estudos demonstram que a gordura ajude a regular os hormônios do apetite e saciedade, a grelina e a leptina.

Consuma o abacate puro, com limão, canela, cacau, etc. Sinta o sabor natural desse alimento, não adoce e suas papilas gustativas em pouco tempo irão se habituar ao gosto da fruta; 1\4 de abacate, é a porção média ideal.

Pode ser usado na ceia (ultima refeição do dia), por ter alta concentração de fibras, baixo índice glicêmico, alto conteúdo do antioxidante glutationa, e fitoquímicos que auxiliam no sono e na capacidade detoxificante do nosso corpo.

Fonte de vitamina E, ômegas e fitosteróis que auxiliam na redução do colesterol, melhora a função intestinal e ajuda na proteção contra os radicais livres, e contra os hormônios do estress. Suas gorduras boas melhoram as membranas celulares deixando-as mais permeáveis, diminuindo a retenção de líquidos, melhorando o funcionamento do corpo e refletindo inclusive na uniformidade e vitalidade da pele.

A gordura deve compor de 20% a 30% das calorias diárias. Mas evite a gordura trans – hidrogenada (presente em alimentos processados) e modere o consumo de gorduras saturadas (carnes, laticínios). Prefira gorduras mono e poliinsaturadas (azeite de oliva, castanhas, coco, abacate, sementes, peixes).

O abacate pode ser combinado com ingredientes salgados ou doces. Segue uma receita de cada para você experimentar:

Guacamole (Patê de abacate)

Ingredientes:

– 1 abacate maduro
-2 dentes de alho amassados
– 2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
– 1 tomate cortado em cubos pequenos
– suco de um limão
-3 ramos de salsa picada
– sal

Modo de preparo:

Amasse o abacate, e misture os demais ingredientes. Deixe refrigerar e sirva com chips de batata-doce, cenoura em palitos, biscoito de arroz integral, carnes ou saladas; Rende 20 porções.

Mousse de abacate

1\4 de abacate grande gelado
1 colher de sobremesa de semente de chia hidratada em 2 colheres de sopa de água

Cacau em pó a gosto (1 colher de sobremesa)

Liquidifique todos os ingredientes e sirva.

(Para adoçar utilize uma tâmara ou ameixa seca até se habituar sem)

 

Comentários

comments

Related Posts