Viola Spolin, uma das precursoras do teatro da improvisação

Qualquer pessoa que tenha feito algum curso de teatro, seja ele de iniciação, ou de níveis mais avançados, deve ter trabalhado com improvisação. A improvisação no teatro é a força motriz para inúmeros trabalhos desenvolvidos por alunos ou atores. Dela parte a espontaneidade necessária para estabelecer a cena, quebrando a formalidade pré-estabelecida nos moldes do teatro antigo.

Entre alguns nomes de destaque, Viola Spolin desponta como uma das precursoras do método da improvisação teatral. A maioria dos professores e diretores utilizam suas técnicas nos planejamentos de espetáculos e cursos.

viola spolin 2

Spolin nasceu em Chicago em 1906 e faleceu em Los Angeles em 1984. Um dos seus grandes legados deixados pela diretora norte-americana foi a criação dos Jogos Teatrais, metodologia de atuação e conhecimento da prática teatral, que reverbera em diversos nichos da comédia atual, inclusive no Stand-Up Comedy. Com isso, seu trabalho teve enorme relevância e influência nos grupos norte-americanos teatrais das décadas de 50 e 60.

 Iniciou sua trajetória em 1924 como assistente social junto à um grupo de imigrantes de Chicago na Neva Boyd´s Group Work School. Em seguida trabalhou como supervisora dramática na sessão de Chicago do Works Progress Administration´s Recreational Project (WPA), entre 1939 e 1941.  A partir daí passou a desenvolver um sistema que facilitasse o treinamento teatral e que cruzasse as barreiras étnicas e culturais dentro do WPA.

viola spolin capa

Entre seus inúmeros projetos, foi consultora de 1970 a 1971 da companhia Story Theater, de seu filho Paul Sills,  em Los Angeles, Nova York e na televisão, assim como ajudou na preparação da série de televisão Friends and Lovers e apareceu no filme de Paul Mazursky Alex in Wonderland.

É autora de algumas das maiores obras-primas do teatro, como Improvisação para o Teatro, lançado em 1978 e  O Jogo Teatral na Sala de Aula, de 2000, ambos pela Editora Perspectiva.

jogos teatrais

Comentários

comments

Related Posts