Programação dos Teatros Municipais da Semana

9 MENTIRAS SOBRE A VERDADE

Em sua primeira visita a um grupo de apoio a mentirosos compulsivos, uma mulher se apresenta como “Lara: 36 anos, três dias sem…”. A partir desse encontro ela narra aos membros do grupo o próprio público as diversas facetas de sua vida incrível: a atriz de cinema, a mulher preocupada com o destino do Universo, a mãe que estoca congelados no freezer, a amante que é abandonada no chão do aeroporto. Um ser vagando entre mentiras verdadeiras e partículas de verdade no pequeno mundo onde as pessoas procuram o seu lugar entre a ficção e a realidade e onde não existe nenhuma placa de aviso de Você está aqui.

9 MENTIRAS SOBRE A VERDADE, da Cia Teatro Líquido, investe na construção de uma dramaturgia original voltada para questões fundamentais do nosso tempo. O espetáculo aborda o tema da identidade e fala sobre a dificuldade de reconhecer a si próprio em meio às tendências de um mundo hipermoderno, fragmentado, globalizante e virtualizado. Com humor e poesia, expõe as nossas pequenas esquizofrenias cotidianas e as mentiras que criamos para sobreviver na Babel contemporânea.

O espetáculo estreou em 2010 e já percorreu mais de 20 cidades do Brasil e também do exterior, tendo feito temporadas em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Montevidéu e Barcelona. O espetáculo, vencedor do Prêmio Açorianos 2010 na categoria Melhor Atriz (Vanise Carneiro) e indicado ao mesmo prêmio na categoria Melhor Dramaturgia, já participou de diversos festivais nacionais em diferentes estados brasileiros, e atualmente está em cartaz na Espanha, com apresentações agendadas nas cidades de Barcelona e Valência.

Ficha Técnica:

TEXTO – Diones Camargo
DIREÇÃO – Gilson Vargas
ATUAÇÃO – Vanise Carneiro
ILUMINAÇÃO – Fernando Ochoa
VÍDEOS, SOM E ARTE GRÁFICA – Gabriela Bervian
CENOGRAFIA E FIGURINO – Teatro Líquido
TRILHA ORIGINAL – Gilson Vargas e Gabriela Bervian

Local: Sala Álvaro Moreyra

Datas: de 7 a 11 de setembro de 2016 – de quarta a domingo

Horário: 20h

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: a partir 14 anos

Ingressos: Inteira R$ 30,00 – Meia R$ 15,00  (estudantes, idosos e classe artística)

9 Mentiras sobre a verdade

MOVIMENTOS SOBRE RODAS PARADAS

O título traduz a essência da mais nova produção da In.Co.Mo.De-Te, uma das mais consagradas companhias teatrais do Rio Grande do Sul. Movimentos sobre Rodas Paradas é uma peça que terá carros de verdade em cena. Mais que simples elementos cenográficos, serão uma espécie de palco para os atores, que também vão contracenar dentro dos veículos.

Vencedora do Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2015, a montagem será encenada ao ar livre – ao contrário das produções anteriores do grupo. Durante as apresentações, público e elenco irão dividir o espaço no estacionamento do Teatro de Câmara Túlio Piva, que voltará à cena cultural de Porto Alegre mesmo fechado para obras. 

Dirigida por Carlos Ramiro Fensterseifer, a peça será a estreia do ator e diretor Nelson Diniz como dramaturgo. Serão cinco esquetes com personagens que retratam a vida cotidiana, mas inseridos em situações inusitadas e marcadas pelo humor ácido.

 Nelson também integra o elenco ao lado de Álvaro RosaCosta e Fábio Cuelli (que assinam a cena sonora original) e Liane Venturella. A iluminação é de Mirco Zanini e a ambientação e adereços são da própria companhia.

O GRUPO:

A estreia da In.Co.Mo.De-Te foi no projeto Da Mão para a Boca, o grupo encenou dois textos de Paul Auster inspirados na obra de Samuel Beckett: O Gordo e o Magro Vão para o Céu (2008) – vencedor do Prêmio Myriam Muniz de Teatro – e DentroFora (2009), que já foi apresentado em 16 estados brasileiros. O universo de Auster voltou a ser explorado pelo grupo em A Vida Dele (2014). 

Por DentroFora, o grupo venceu o Prêmio Braskem nas categorias: Melhor direção – Carlos Ramiro Fensterseifer – e Melhor Espetáculo. Nelson Diniz, que também conquistou o Prêmio Açorianos de Melhor ator por Dentrofora. Já A Vida Dele recebeu Melhor Espetáculo pelo júri popular RBS TV.

FICHA-TÉCNICA:

Direção: Carlos Ramiro Fensterseifer
Dramaturgia: Nelson Diniz
Elenco: Álvaro RosaCosta, Fábio Cuelli, Liane Venturella e Nelson Diniz.
Cena Sonora Original: Álvaro RosaCosta e Fábio Cuelli
Iluminação: Mirco Zanini
Figurinos: Rocco Rodrigo e Carlos Ramiro Fensterseifer
Ambientação e adereços: Cia InCoMoDe-Te
Design Gráfico: Simone Carneiro e Conde (Proletra)
Produção: Venturella Produções
Financiamento: Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2015/FUNARTE
Fotos: Adriana Marchiori

Local: Estacionamento do Teatro de Câmara Túlio Piva
(Rua da República, 575 – Cidade Baixa, Porto Alegre)

Sessões de pré-estreia: Dias 03, 04 e 05 de setembro, sábado, domingo e segunda, às 20h.

Temporada de estreia: De 06 a 11 de setembro, terça a domingo, às 20h.

Horário: às 20h.

Duração: 60 minutos.

Classificação Indicativa: 16 anos.

Entrada franca!

(Apenas 30 espectadores por sessão. Retirada de senhas a partir de uma hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro)

Em caso de chuva, a apresentação será cancelada. 

movimento-sobre-rodas-paradas-foto-leco-petersen

Comentários

comments

Related Posts