Kiev Ballet e seu tributo a Tchaikovsky

Por Camila Bechstedt

Comemorando seus 150 anos, o Kiev Ballet trouxe ao palco do teatro do Sesi, na noite passada, um tributo à Tchaikovsky. Na primeira parte foram apresentadas cenas de O Lago dos Cisnes e na segunda parte, cenas de A Bela Adormecida.


O Lago dos Cisnes contou com um corpo de baile muito coeso e bem ensaiado, prezando pela limpeza dos movimentos. Os solistas foram virtuosos e mostraram um impecável trabalho de braços. Destaque para a bailarina principal que interpretou os papéis de Odette e Odille transitando perfeitamente na personificação do Cisne Branco e Cisne Negro. Figurinos belíssimos e muito bem caracterizados, contando com brilhos e cores vibrantes.

Na A Bela Adormecida, foi dada ênfase ao terceiro ato, as bodas de Aurora; igualmente com bailarinos muito limpos e figurinos vistosos. Tiveram estaque novamente os solistas, principalmente o Pássaro Azul que arrancou muitas palmas da platéia. Poderia ter sido apresentada a cena das fadas do primeiro ato, incluindo a variação da Fada Lilás, parte sempre muito esperada nesse ballet. Nessa versão da companhia ucraniana, a personagem Carabosse foi apresentada como algo caricato, interpretada por um homem com trejeitos de corcunda e se apoiando em uma bengala. Pode-se dizer que esse foi o ponto onde pecou o coreógrafo ao fazer essa escolha, uma vez que mundialmente ela é apresentada como uma fada má, porém elegante e com figurinos glamorosos. A solista que interpretou Aurora possuía um físico muito bonito, pernas altas e ótimo eixo. Faltou-lhe um pouco de interpretação de princesa meiga que caracteriza a personagem, com movimentos de cabeça e sorriso, principalmente no solo do pas de deux.


Foi um belo espetáculo de padrões internacionais, remontando dois dos mais importantes ballets de repertório, respeitando uma série de exigências técnicas e com elenco de alta qualidade. É importante que apresentações como esta sejam proporcionadas à população de Porto Alegre, mesmo que não seja da nossa cultura apreciar as artes clássicas, mas é assim que se dá a formação de uma platéia de qualidade.

 

Comentários

comments

Related Posts