Grandes diretores: Gerald Thomas

Polêmico e controverso e visionário. Essa talvez sejam as 3 melhores palavras que definam Gerald Thomas, um dos maiores diretores teatrais desse país.

Nascido no Rio de Janeiro em 1954, aprofundou sua vida teatral no La MaMa Experimental Theatre Club, se especializando em Samuel Beckett. Dirigiu alguns dos maiores atores desse país, como Fernanda Montenegro, Antônio Fagundes e Tônia Carrero.

gerald thomas corpo

Nos anos 80, trabalhou com um dos maiores autores da história: Heiner Müller, encenando suas montagens no Brasil e nos Estados Unidos. É nessa época também que inicia uma parceria com o músico Phillip Glass. Em 1985 cria a Companhia Ópera Seca, realizando diversos trabalhos, como Eletra com Creta, Carmem com Filtro e The Flash and Crash Days.

the crash and flash days

Fernanda Torres e Fernanda Montenegro em The Crash and Flash Days

Em outubro de 2003, na apresentação de sua montagem Tristão e Isolda no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, diante das vaias do público, Thomas mostra as nádegas e simula um ato de masturbação. Foi acusado de cometer ato obsceno, mas acabou absolvido no Supremo Tribunal Federal. Em seu voto, o ministro Gilmar Mendes descaracterizou o crime, considerando que o ato “não passou de um protesto grosseiro contra o público”.

É um dos diretores com maior carreira internacional, apresentando espetáculos na Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.

Comentários

comments

Related Posts