Conheça um pouco do Grupo Galpão, uma das mais influentes companhias teatrais do Brasil

O teatro no Brasil é caracterizado pela pluralidade. De idéias, temáticas, narrativas, propostas. Uma gama vasta de companhias se solidificaram ao longo dos anos com trabalhos de enorme relevância e que elevaram o sentido de fazer e aprofundar-se no gênero teatral. Hoje inicio a primeira de várias publicações que pretendo lançar sobre grupos e companhias que destacam-se e vem se destacando em nosso país.

tio vania 2

Tio Vânia (aos que vierem depois de nós)

Na primeira publicação, uma companhia de repertório heterogêneo e de relevância artística enorme: o Grupo Galpão de Minas Gerais. Criado em 1982 com base principalmente no teatro popular e de rua, o Galpão vem de destacando com um teatro que alia rigor, pesquisa, busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. Além da enorme importância artística no Brasil, o grupo é um dos mais destacado no exterior, participando em vários festivais na Europa, América Latina e América do Norte.

Eu tive a oportunidade de conferir duas peças excelentes do Grupo Galpão: Eclipse, de 2011, cuja temática gira em torno de 5 pessoas aguardando o eclipse solar enquanto discutem sobre existência e condição humana através da filosofia de Anton Tchekov, e Tio Vânia (Aos que Vierem Depois de Nós), de 2010, montagem espetacular de um dos textos mais densos e profundos de Tchekhov.

eclipse

Eclipse

Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo Galpão!

Comentários

comments

Related Posts