A Importância dos Festivais de Teatro no Rio Grande do Sul – Parte I

Construir uma carreira no teatro não é fácil. São diversos fatores que envolvem atores, diretores, dramaturgos e que facilitam ou dificultam o processo artístico de espetáculos. As dificuldades muitas vezes iniciam com a falta de verba para a concepção e realização do trabalho, passando pela restrição e limitação cada vez maios dos espaços cênicos do estado, ora sucateados pela falta de investimentos do pode público, ora superlotados pela alta procura de inúmeros grupos.

Rosário em cena capa e corpo

Uma ótima alternativa para os grupos amadores e iniciantes são os festivais de teatro no estado. Além de ser uma forma de ampliar a visibilidade de um projeto, gera interatividade e a possibilidade de troca com grupos teatrais não só do Rio Grande do Sul como do país, visto que muitos festivais trazem peças teatrais de outras regiões do Brasil, além de trabalhos do Mercosul, como Argentina, Uruguai e Paraguai.

Um dos festivais que se destacam nesse segmento é o Rosário Em Cena. Em sua décima sexta edição, o festival á um dos mais famosos da região da campanha e uma vitrine para diversos grupos que estão iniciando na carreira teatral, assim como alguns já consagrados. A edição desse ano acontece de 26 de outubro a 1 de novembro e mescla grupos gaúchos, catarinenses, do Mercosul e também do Nordeste. Dá uma conferida na programação aqui!

 A Boca que Muito Fala, da Cia de Teatro Artiservir, de Alagoas, uma das atrações do Rosário Em Cena

A Boca que Muito Fala, da Cia de Teatro Artiservir, de Alagoas, uma das atrações do Rosário Em Cena

Comentários

comments

Related Posts