Plataforma digital ELOSUL revela música e cinema do sul do Brasil para o mundo

O sul brasileiro revela uma imagem distante da conhecida pela maioria das pessoas fora do país, acostumados ao Brasil do carnaval, da beleza tropical, da Amazônia e do tradicional samba. E foi exatamente o desejo de mostrar a diversidade cultural e geográfica brasileira que motivou a criação de um projeto inédito para difusão da cultura do sul do Brasil utilizando a música e o cinema  como meios de comunicação.

O canal Elosul no Youtube foi criado em setembro – mês importante para a cultura gaúcha, por marcar homenagens à Revolução Farroupilha (1835 – 1845) -, e começou apresentando o clipe da música Gaúcho Coração. O clipe é uma verdadeira viagem musical, visual e cultural pelo Rio Grande do Sul, em que oito artistas interpretam a canção composta por Carlos Omar Villela Gomes e Cristiano Quevedo.

Após apresentar a série musical Elo Música, o canal deve lançar em breve a série Elo Curtas, com produções realizadas no Sul do Brasil. O canal Elosul reúne produção própria, mas está aberta à participação popular. O projeto é coordenado pelo publicitário e fotógrafo Eduardo Rocha e o administrador Franki Mocellin. Segundo eles, o projeto nasce da vontade de compartilhar e dialogar com outras culturas, indo além das fronteiras regionais e nacionais.
Clipes de Renato Borghetti, Shana Muller e Nina Wirtti 

O primeiro trabalho de peso mostrado pelo canal é a série Elo Música, que inclui artistas renomados e novos talentos da cena musical sulina. O episódio de lançamento da série apresentou a música Milonga para as Missões, composta por Gilberto Monteiro e interpretada pelo músico gaúcho Renato Borghetti, reconhecido dentro e fora do país. “Nós temos muita influência espanhola na nossa cultura. Com a imigração, nos tornamos um povo muito particular, que expressa sua tradição na arte, poesia e música”, comenta Borghetti.

A cantora e intérprete Nina Wirtti encabeça o segundo episódio do Elo Música, em que a icônica Prenda Minha- uma das músicas mais lembradas e conhecidas pelos brasileiros, gravada, inclusive, pelo trompetista norte-americano Miles Davis. Outro clipe produzido foi da música Guri de Campo, de Juarez Machado de Farias e Diego Espíndola, interpretada por Cristiano Quevedo. Nesta semana, Shana Muller estreia com Xote do Tempo Bom.

Ao todo, serão lançados 12 vídeos, incluindo ainda canções gravadas por Gabriel Selvage e Luciano Maia. Todos os artistas deram depoimentos que também estão disponíveis no canal, revelando um pouco da intimidade e vida artística de cada um.

Com direção geral de Eduardo Rocha e direção executiva de Franki Mocellin, a série Elo Música conta com direção musical de Luciano Maia, produção da Zapata Filmes e direção do cineasta Juan Zapata. Para Zapata, tanto o Elosul quanto o Elo Música são um ato de gratidão por um Estado e uma cultura muito apreciada, considerada merecedora de ser difundida de uma forma mais ampla, privilegiando esse olhar 100% internacional e essa vontade de dialogar com o mundo afora.

Elo Curtas deve estrear em novembro

O Elosul está produzindo sua primeira web série sobre cultura tradicionalista e se prepara para lançar em novembro o Elo Curtas. O objetivo é revelar os costumes e saberes do Sul também em linguagem cinematográfica. A série está aberta à inscrição de curtas de até 20 minutos, sem restrição de ano de produção ou formato de captação (35mm, 16mm, digital), que representem o melhor do cinema do sul do Brasil.

A intenção é consolidar a plataforma como um canal de referência cultural internacional, nacional e regional, e também de colaboração e circulação de conteúdo para outros artistas que se identifiquem com o projeto. Os curtas poderão ser inscritos no site do canal – www.elosul.com  -, onde o os candidatos encontrarão a ficha de inscrição e as regras para participação.

Clipes já lançados

GAÚCHO CORAÇÃO

MILONGA PARA AS MISSÕES – RENATO BORGHETTI (ELO MÚSICA)

PRENDA MINHA – NINA WIRTTI (ELO MÚSICA)

PERFIL 

DIREÇÃO GERAL – EDUARDO ROCHA

Gaúcho natural de Dom Pedrito e com uma vivência pessoal muito ligada à fronteira do Rio Grande do Sul, com o Uruguai, o fotógrafo e publicitário Eduardo Rocha é conhecido pelo trabalho voltado ao registro de temas regionalistas, onde os cenários, paisagens e habitantes da campanha gaúcha são destaque. Em sua trajetória, cruzou com diversos nomes da cultura regional, incluindo artistas, poetas e músicos reconhecidos nacionalmente.

DIREÇÃO DE CINEMA  – JUAN ZAPATA

Diretor e roteirista colombiano, atualmente radicado entre Estados Unidos e Brasil. Estudou direção e roteiro na EICTV de Cuba em 2001/2003. Morou no Brasil durante 12 anos e foi diretor do Instituto Estadual de Cinema (IECINE-RS) em 2014. No Brasil, dirigiu cinco documentários para Cinema, duas series para TV e seu primeiro longa-metragem de ficção, “Simone” (2013), foi lançado comercialmente em seis países, ganhando, entre outros, o prêmio de melhor fotografia no Festival de Cinema Brasileiro de Los Angeles (LABRFF). Seu segundo filme de ficção, “Another Forever”, já acumula sete prêmios internacionais e atualmente continua seu trânsito
internacional em cinemas e festivais pelo mundo, entre eles Cannes, Guadalajara, Trieste, entre outros.

DIREÇÃO MUSICAL – LUCIANO MAIA

O acordeonista Luciano Maia iniciou seus estudos musicais aos nove anos, na cidade de Pelotas/RS. Aos 13, o artista autodidata já era visto como fenômeno entre os que o ouviam nos festivais nativistas. Em 1998
produziu seu primeiro CD solo, Sonho Novo, que teve como convidado o acordeonista e compositor Edson Dutra, fundador do Grupo “Os Serranos”. Reconhecido por sua atuação na música gaúcha, Maia conquistou
importantes prêmios do Rio Grande do Sul, incluindo o Açorianos.

Direção Geral: Eduardo Rocha

Direção
Executiva: Franki Mocellin

Produção Executiva/Consultoria Jurídica:
Thaís Batista Maia

Direção artistica e cinematografica: Juan Zapata

Direção de Fotografia: Pablo Chasseraux

Cinegrafistas: Diego
Martins, Josias Salvaterra, Gil Tuchtenhagen, Wagner Costa, Juliano
Deantoni

Assistente de Câmera: Rafael Schonardie

Produção: Zapata
Filmes

Pós-produção: Eframe Art

Direção Musical: Luciano Maia

Produção Fonográfica: Elosul Produções

Técnico de Gravação:
Cristiano Ferreira

Assistente de Gravação: David Fontoura

Mixagem e
Masterização: Estúdio Arsis, em São Paulo/SP, por Adonias Souza Jr.

Gravado ao vivo no Estúdio Soma, em Porto Alegre/RS, nos dias 16 e 17
de agosto de 2017.

Comentários

comments

Related Posts