As influências de David Bowie na história da moda

Para as novas gerações, certamente os ícones mais chocantes que despontaram por aí estão traduzidos na Lady Gaga (antes de ficar tão boa moça, de pretinho básico, no Golden Globe) ou, antes dela, Madonna.

bowie-david (4)

Mas não, jovens… Antes disso tudo tinha já David Bowie, nosso alien favorito, que nos deixou neste domingo, 10 de janeiro. E sua cartada não era unicamente visual, mas artística e vanguardista – ainda mais por carregar tantos ideais e se expor, em tempos que ninguém o fazia. Isso fica bem claro quando ele se assumiu bissexual (e não, isso nunca foi tão normal e aceito como é hoje ao redor do mundo), quando adota sua androginia como marca (muitas vezes mais num feminino Tom Boy), ou mesmo quando ele mata um de seus grandes personagens no auge da “fama”.

bowie-david (1)

Aliás, foi nos anos 80 que, até pela ajuda da MTV, “Let’s Dance” virou hit pop, e deixou nosso amado camaleão nas paradas, emendando hit atrás de hit. Possivelmente minha primeira percepção de sensualidade sonora tenha vindo com “China Girl”, tanto no som quanto na imagem.

david bowie gif

david-bowie (8)Pessoalmente, era impossível, como criança, compreender quem era aquele vilão de “Labirinto“, mas já adolescente, compreendi um pouco mais o ídolo de “Cristiane F.”. Mas foi com Ziggy Stardust (pseudônimo que era vestido com as peças de Kensei Yamamoto) que compreendemos a influência de uma era. Lembro claramente de quando, em Miami Vice (o original, é claro), queriam disfarçar uma policial de prostituta, e pintaram aquela linda negra (que tinha um visual muito Grace Jones) com um raio prateado no rosto.

E se você é atenta, essa nova fase de Madonna com os dentinhos separados ou com cara de detonados, ou as modelos da Victoria’s Secret dos últimos desfiles (idem) também não têm nada de muito diferente quando assumem suas “imperfeições” (!!!) além dos anos 2000, quando Bowie tinha sua dentição bem atípica…

david-bowie (12)

E foi com Bowie, muito antes de Kurt Cobain, que vimos que saia é coisa de homem sim!

bowie-david (2)

Cabelos coloridos? Old is cool!

david-bowie (11)

Bowie, com seus (tantos) excessos e extremismos, levou isso à prova de fogo,pilarizando sua criação artística na imagem que ali se formaria por uma de suas mutações. Um alienígena que nos deixou um legado memorável, inspirações infinitas, conceitos explícitos, verdades cantadas e alguns sonhos realizados. Obrigada.

Comentários

comentarios

Related Posts