Livro e exposição no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo homenageiam Edgar Vasques

Lançamento de livro sobre o artista gráfico ocorre dia 29 de outubro, e exposição com trabalhos do autor pode ser visitada de 30 de outubro a 31 de janeiro de 2014.

O livro Edgar Vasques, Desenhista Crônico será lançado na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), uma promoção do Grupo CEEE. A sessão de autógrafos ocorre, às 19h, na sala O Arquipélago (Rua dos Andradas, 1233), no mesmo local onde será aberta a exposição que reúne desenhos e aquarelas do autor.

Créditos: Divulgação CEEE

Créditos: Divulgação CEEE

A mostra composta por aproximadamente 100 trabalhos, com diferentes dimensões, poderá ser visitada de 30 de outubro a 31 de janeiro de 2014, de terça a sexta-feira, das 10 às 19h e, no sábado, das 11 às 18h. Uma outra atividade que integra o projeto, coordenado por Susana Gastal, é uma mesa-redonda, dia 23 de novembro, às 11h, no Auditório Barbosa Lessa. O painel contará com a participação de Edgar Vasques, Ana Albani Carvalho, Luciene J de Campos e Santiago.

Créditos: Divulgação CEEE

Créditos: Divulgação CEEE

Edgar Vasques nasceu em Porto Alegre, em 1949. Ao longo de sua vida profissional como artista gráfico, produziu charges, cartuns, ilustrações, caricaturas e histórias em quadrinhos. Alguns personagens antológicos no imaginário porto-alegrense têm a assinatura de Vasques, como sua versão HQ para o Analista de Bagé, criação original de Luis Fernando Verissimo, e como o Rango e sua família, que mesmo em plena ditadura militar, falava de uma das maiores fragilidades do sistema: as questões sociais e a pobreza na qual boa parte da população brasileira estava mergulhada. O Rango, por não ter perdido a atualidade e a universalidade, levou a sua publicação no exterior, nas revistas Charlie Mensuel (Paris, 1977) e Artes Visuales (Ciudad de Mexico, 1979). O material ainda frequenta as páginas do mensário Extra Classe (Porto Alegre). Vasques já publicou em jornais e revistas de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife, Paris, Cidade do México e Tóquio, dentre outras. Também realizou exposições do seu trabalho e individuais coletivas, no Brasil e no exterior (França, Itália, Argentina e Bélgica).

Créditos: Divulgação CEEE

Créditos: Divulgação CEEE

Vasques tem também uma forte atuação social. Foi membro da comissão representativa dos autores de HQ brasileira, na discussão da lei dos quadrinhos, no Congresso Nacional, em Brasília (1983), e integrou, ainda, a comissão de jurados do Concurso de Novos Autores de HQs, em Prato (Itália, 1986), como representante do Brasil no Seminário de Integração Regional Mirando a los Otros, em Salto, Uruguai (1996). Também foi delegado eleito ao Colegiado Setorial das Artes Visuais do Ministério da Cultura (2005/2010).

Mesmo sendo considerado um exímio aquarelista pelos analistas, as premiações que recebeu destacam o cartunista e o chargista, que já mereceram três prêmios da Associação Riograndense de Imprensa, prêmio no concurso Humor na Biblioteca, em Curitiba; prêmios no Salão Internacional de Desenho de Imprensa, em Porto Alegre (1992 e 1994) e troféu HQ Mix 1998, como Melhor Desenhista Nacional.

Créditos: Divulgação CEEE

Créditos: Divulgação CEEE

Já editou 20 livros, entre eles 16 antologias da série Rango, e outros 23 livros em coautoria, dentre eles O Analista de Bagé em HQ, com Luis Fernando Verissimo; Pega pra Kaputt, com Josué Guimarães, Moacyr Scliar e Luis Fernando Verissimo; Tangos e Tragédias em HQ, com Cláudio Levitan; Com Mil Diabos, com Ernani Ssó; Tragédia da Rua da Praia em quadrinhos, com Rafael Guimaraens.

“O livro Edgar Vasques, Desenhista Crônico pretende ser um registro amplo e qualificado da produção multifacetada desse artista, em especial de suas charges”, diz Susana Gastal. Trata-se do segundo volume da série Artistas do Traço, cujo primeiro volume, Caminhos de Santigo, homenageando o artista gráfico Santigo, recebeu o prêmio Açorianos de Artes Visuais 2011 para livro. A exemplo do primeiro volume, este também trás uma longa entrevista com o artista, com textos das especialistas Ana Carvalho, professora e pesquisadora da pós-graduação do Instituto de Artes (UFRGS), e Luciene Jung de Campos, professora da Universidade de Caxias do Sul. Completam a edição textos de Santigo e Joaquim da Fonseca. A organização é de Susana Gastal.

Lançamento do livro Edgar Vasques, Desenhista Crônico:

Dia 29 de outubro, às 19h, na sala “O Arquipélago”.

Exposição com desenhos e aquarelas de Edgar Vasques:

Na sala “O Arquipélago”. A visitação à exposição é de 30 de outubro a 31 de janeiro de 2014. De terça a sexta-feira, das 10 às 19h e, no sábado, das 11 às 18h.

Mesa-redonda com autor e convidados:

Dia 23 de novembro, às 11h, no Auditório Barbosa Lessa. No painel, que terá a mediação de Susana Gastal, haverá a participação de Edgar Vasques, Ana Albani Carvalho, Luciene J de Campos e Santiago.

Endereço:

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo: (Rua dos Andradas,1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)

Telefones:

(51) 3228.9710 – 3226.7974 – 3226.5342

Comentários

comments

Related Posts