Incrível, fantástico, inacreditável: a biografia em quadrinhos do que criou alguns dos super-heróis mais conhecidos da Marvel, Stan Lee

Escrita por Peter David e desenhada por Colleen Doran com tradução de Maurício Muniz, Incrível, fantástico, inacreditável retrata, em quadrinhos, a biografia de Stan Lee, criador de alguns dos super heróis mais famosos da Marvel. Esta não é a primeira publicação que circula no Brasil que fala da vida do Stan Lee. No livro “Marvel Comics a História Secreta”, escrita por Sean Howe, também contém toda a trajetória de vida dele. Mas diferente do livro, aqui nós temos uma história em quadrinhos. É quase uma metalinguagem contar a história de vida de Stan no formato escolhido pelo selo Geektopia.

stan-lee-biografia

Stan Lee é o nome mais célebre da história da nona arte. Principal força criativa por trás da ascensão da Marvel Comcis, deu vida a alguns dos heróis mais conhecidos do mundo – e a alguns dos vilões mais infames também. Essa HQ vai contar de forma singular e ricamente ilustrada, a história da vida de Stan na mesma pegada de uma das milhares de histórias que o célebre escreveu. Isso é uma das grandes sacadas deste título, contar com o mesmo espírito, bom humor e carisma como foi sua vida desde o começo com a Timely Comics e Joe Simon até os dias mais atuais. Os momentos mais importantes da sua carreira como o nascimento do Homem-Aranha, Homem de Ferro, Demolidor e Hulk, suas relações com Martin Goodman, as polêmicas com Steve Ditko e Jack Kirby, além da citação de outros nomes importantes como John Romita, Roy Thomas, Jim Steranko e o famosso Merry Marvel Marching Society (MMMS) – o primeiro fã clube da Marvel.

Para uma biografia feita em quadrinhos, eles souberam resumir de forma contundente todos os momentos importantes da carreira do escritor. O roteiro de Peter David não deixa a desejar, apesar de ter floreado bastante as questões mais polêmicas. Talvez os fãs mais aficionados pela história da Marvel Comics tenham uma curiosidade maior para saber como o autor abordou tais fatos. Tudo que podemos dizer é que esses fatos foram romantizados e se vai te incomodar ou não, não sabemos.

Os desenhos de Colleen Doran estão ótimos, o protagonista foi retratado com fidelidade desde criança até a fase adulta. Não tem como olhar para qualquer quadro e dizer que não é o Stan que está ali. A coloração usada deixa o Stan parecendo que está sob os holofotes o tempo todo. Uma ideia bem sacada desse roteiro, foi que eles usaram algo que o Stan sempre fez no inicio da carreira, que foi dar várias palestras em universidades, para costurar a sua história nesta HQ. Também foi escolha do editor brasileiro, permanecer com algumas descrições e ilustrações no idioma original. Escolha essa, que acabou deixando tudo mais fiel.

Incrível, Fantástico, Inacreditável – A biografia do Stan Lee, é uma boa história em quadrinhos para quem sempre quis saber de forma prática, lúdica e rápida a trajetória de vida de um dos expoentes da nona arte mundial. De forma bem resumida e romantizada em alguns pontos, principalmente os mais polêmicos, a leitura é agradável e traz algumas surpresas como as dicas do mestre Stan para se dar mais ou menos bem na vida, assim como ele, é claro.

Comments

comments

Related Posts