Um pouco mais sobre o trabalho de Nicole Tomazi na Feira de Milão

Definitivamente o Brasil está muito em evidência no ano de 2013. As questões de ordem políticas com os movimentos pacifistas, futebolísticas com a Copa das Confederações, além de todos os jogadores, cantores e artistas em geral… O Brasil é a bola da vez.

Muitos ainda não sabem, mas a participação do país em Eventos mundiais está crescendo cada vez mais. O mundo quer saber o que estamos produzindo aqui. Não só em matéria de política e futebol, mas em matéria de design também. Desde o “boom” dos irmãos Campana, a procura por novos nomes e novas formas foi evoluindo.

Não é querer ser bairrista, mas o Rio Grande do Sul é praticamente como uma chaleira em ebulição: cada dia produzindo mais novos artistas.

Mas na Feira Internacional de Milão deste ano um dos destaques foi a gaúcha que busca sustentabilidade em seus trabalhos: Nicole Tomazi.

Para passar na rigorosa seleção da comissão de experts da mostra, os designers devem atender a dois critérios iniciais: ter menos de 35 anos e não assinar nenhum produto feito pela indústria.

Nicole Tomazi

Nicole Tomazi

Nicole Tomazi é uma jovem com uma carreira muito promissora. Ano passado, havia sido selecionada para esta mesma feira pelo seu trabalho Fractal.

A coleção Fractal foi inspirada na geometria fractal, formas complexas da natureza para desenvolver os produtos. Foram desenhadas poltrona  e mesa, sendo os pés feitos em aço polido em forma dos galhos de arvore e os assentos em crochê remetendo a forma do brócolis, que levou a designer a ser indicada ao Salone Satellite Awards 2012, que premia os melhores projetos.  Foi desenvolvida também uma prateleira/cabideiro em aço com o mesmo princípio dos galhos de arvores.

Neste ano foi convidada para integrar novamente o Salão Satélite com a nova coleção chamada Jangada,  inspirada no mar e no formato da jangada, usando o alumínio na estrutura , assim como chapas perfuradas em alumínio e corda naval, esta última responsável pelo bordado que é algo constante nos seus projetos. Foram apresentados bancos, cadeira de balanço, painéis decorativos e uma luminária – que foi a finalista do Salão Satellite Awards 2013.

Nicole busca unir o design com os preceitos de sustentabilidade e a produção social desde o início de seus trabalhos; formando grupos de artesãos para desenvolver os produtos, dando oportunidade àquelas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade . Desde o início dos seus trabalhos em 2007, quando criou a empresa Oferenda, procura usar a corda e o cadarço em seus produtos, cujo o primeiro a ser desenvolvido foi o Vaso Mole.

A designer está negociando com uma marca italiana a produção de toda a nova coleção e variações da mesma, mas isso é algo que leva tempo ainda.

[flagallery gid=21 name=Gallery]

Comentários

comments

Related Posts