O carro do futuro da Google.

No ultimo dia 25, o governador da California, Jerry Brown, assinou a lei que libera o carro robô da Google a trafegar nas estradas do estado, seguindo o exemplo de Nevada, que, em maio desse ano, se tornou o primeiro estado americano a autorizar o tráfego de veículos autônomos em suas estradas.

Governador da California assina a lei que permite ao carro da Google trafegar em estradas do estado americano.

 

O primeiro carro a receber a licença foi o Google Self-driving car, um Toyota Prius que rodou mais de 250 mil km em testes antes de debutar nas ruas de Las Vegas. O Prius da Google utiliza câmeras, lasers e radares para se guiar e evitar obstáculos como pedestres e outros veículos na via.

Google self-driving car.

 

O Google self-driving car é o primeiro veículo autônomo a receber autorização para circular, mesmo que em testes, em vias públicas, mas faz mais de 50 anos que a indústria automotiva tenta desenvolver um carro que não necessite de motorista. Nos anos 50, a GM desenvolveu a série de carros conceito conhecidos como Firebirds. Os Firebirds II e III, entre suas tecnologias inovadoras, apresentavam um sistema de direção autônoma, que guiaria os carros através de sinais emitidos por fios colocados nas estradas. A série Firebird foi projetada por Harley Earl, responsável também pelo Buick Y-Job, o primeiro carro conceito, e pela moda dos rabos de peixe, nos anos 50.

Firebirds III e II, da GM.

 

E, embora as grandes indústrias não vislumbrem um carro totalmente autônomo estar no mercado antes de 2025, tecnologias de direção assistida, que freiam e/ou manobram o carro automaticamente ante uma colisão iminente, já são realidade em veículos de alto padrão.

Passat é um dos carros que contam com direção assistida.

 

O carro robô, se tornando uma realidade, será a maior transformação urbana desde a invenção do próprio carro, não só dando mais tempo às pessoas, como possibilitando estradas com maior fluxo e segurança, além de abrir a possibilidade para um dos maiores sonhos do Homem desde a invenção do automóvel: o carro voador.

Comentários

comments

Related Posts