“O Ornitólogo”, através da Vitrine Petrobrás, tem uma semana de exibição no Cinebancários

O mais recente filme do diretor português João Pedro Rodrigues já tem data de estreia no CineBancários. O Ornitólogo entra em cartaz no dia 30 de março, distribuído pelo projeto Sessão Vitrine Petrobras. O longa conta a história de Fernando, de 40 anos, um ornitólogo que decide viajar pelo curso de um rio a bordo de um caiaque e acaba sofrendo um acidente com a sua embarcação.

Fernando está em busca de uma rara espécie de cegonhas pretas, quando se distrai, e uma forte correnteza derruba seu caiaque. É socorrido por duas jovens chinesas que o amarram com medo de que ele as abandone naquele lugar isolado. Fernando consegue fugir e dá início a um caminho sem volta pela floresta.

“Este personagem está num estado de transição, de transformação de identidade (tal como a maioria dos personagens dos meus filmes), e talvez isso assuma um novo significado ao aproximarmo-nos dos 50, quando pensamos nas vidas que não vivemos. Quis ligar Fernando às aves porque a ornitologia, a observação e as caminhadas na natureza me são muito familiares. Estudei biologia e, mais especificamente, as aves muito antes de estudar cinema. Além disso, ambos têm pontos em comum, sendo os binóculos num caso e a câmara no outro os mais óbvios”, explica o diretor.

Os ingressos podem ser adquiridos no local a R$10,00. Estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$5,00. Aceitamos os cartões Vale Cultura do Banrisul, Banricompras, Visa e Mastercard.

*Nossa sala agora é parceira do Sessao Vitrine Petrobras em Porto Alegre, destinando permanentemente sua sessão diária das 17h a um lançamento nacional que ficará em cartaz por duas semanas. O Sessão Vitrine Petrobras é um projeto de distribuição coletiva da Vitrine Filmes, que tem como objetivo levar ao público um cinema de qualidade, original, que retrata a cultura do país e que se destaca nos principais festivais brasileiros e internacionais. Mais de vinte cidades brasileiras fazem parte do projeto, fortalecendo assim o circuito alternativo nacional, ao mesmo tempo em que investe na formação de novas platéias.

SINOPSE O ORNIÓLOGO

Fernando é um homem de 40 anos que trabalha como um ornitólogo. Ele decide viajar pelo curso de um rio a bordo de um caiaque, mas quando uma correnteza forte derruba sua pequena embarcação, ele inicia uma jornada sem volta.

SOBRE O DIRETOR

João Pedro Rodrigues ganhou o prêmio de Melhor Diretor do Festival de Locarno, na Suíça. O filme foi eleito o Melhor Filme pelo júri especial Janela Crítica no Janela Internacional do Recife, além de ter sido exibido no Festival Internacional de Cinema do Rio. Considerado um dos principais diretores portugueses da atualidade, Rodrigues iniciou seus estudos em Biologia, mas logo abandonou a universidade para se dedicar ao cinema. O Ornitólogo, um dos filmes mais esperados do ano, segundo a revista francesa Cahiers du Cinéma, é o quinto longa de Rodrigues, que já é reconhecido mundialmente pelo seu estilo próprio e audacioso. Antes deste, o diretor fez filmes que foram premiados em festivais mundo afora, como “O Fantasma”, “Odete”, “Morrer como um Homem” e “A Última Vez que Vi Macau”, entre outros trabalhos.

PRÊMIOS E FESTIVAIS

● 69º Festival de Locarno: Melhor diretor

● Janela Internacional do Recife: Melhor Som e Prêmio Janela Crítica – Melhor Longa

● 41º Toronto International Film Festival

● 64º Festival de San Sebastian

● 24º Hamburg Film Fetival

● 35º Vancouver International Film Festival

● 45º Festival du Nouveau Cinéma

● 7º Festival international du film de la Roche-sur-Yon

● 60º BFI London Film Festival

● 54º New York Film Festival

● 43º Film Fest Gent

● 21º Busan International Film Festival

● 23º FIC Valdivia

● 17º Festival do Rio

● Viennale 2016

● 49 SITGES

● Qcinema International Film Festival

● Molodist – Kyiv International Film Festival

● CPH PIX

● 39 Denver Film Festival: Menção Especial do Júri

● 29 Tokyo International Film Festival

● 17 Mezipatra Queer Film Festival: Melhor Filme

● Pink Screens – 15 Brussels Queer Film Festival

● AFI Fest 2016

● 24º MixBrasil

● 57 Thessaloniki International Film Festival

● Cheris Cheris – 22 Paris Gay Lesbian Trans Film Festival: Melhor Filme – pelo Público

● 13 European Film Forum Scanorama

● XII Panorama Internacional Coisa de Cinema

● 34 Torino Film Festival

● 47 International Film Festival of Goa

● 36 Filmaker – Festival Internazionale di Cinema

● 8 Heimspiel Film Fest

● Tbilisi International Film Festival

● 20 PÖFF – Black Nights International Film Festival

FICHA TÉCNICA

Diretor: João Pedro Rodrigues

Produtoras: BLACKMARIA (Portugal), HOUSE ON FIRE (França), e ÍTACA FILMS (Brasil)

Atores : Paul Hamy, Xelo Cagiao, João Pedro Rodrigues, Han We, Chan Suan, e Juliane Elting.

Roteiro : João Pedro Rodrigues, e João Rui Guerra da Mata.

Diretor de Fotografia: Rui Poças.

Som: Nuno Carvalho.

Diretor de Arte: João Rui Guerra da Mata.

Montagem: Raphaël Lefèvre.

Música Original: Séverine Ballon.

Guarda-Roupa: Patrícia Dória.

Produtores: João Figueiras, Diogo Varela Silva, Vincent Wang, Antoine Barraud, Gustavo Ángel, Maria Fernanda de Sena Scardino.

Produtora Executiva: Isabel d’Escragnolle-Taunay

O Ornitólogo estará em cartaz do dia 30 de março ao dia 05 de abril no Cinebancários, todos os dias na sessão das 17 hs. Lembramos que o Cinebancários não tem sessão nas segundas-feiras. 

Comments

comments

Related Posts